sábado, 24 de abril de 2010

Perspectivas Atuais da Informática em Enfermagem

A informática em enfermagem é a área de conhecimento que estuda a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino, na prática, na assistência e no gerenciamento da assistência. Recursos como reconhecimento de voz, bancos de conhecimento, progeto genoma e mesmo a internet, tem oferecido para a enfermagem uma gama de possibilidade para melhoria do desempenho profissional e melhoria do atendimento ao cliente/paciente. A informática em enfermagem é uma área de conhecimento com mais de trinta anos de aplicação e desenvolvimento. Porém, ainda é, para muitos profissionais, um desafio, uma área desconhecida e um mistério a ser respeitado e temido. Para outros, representa grande perspectiva, de atuação e crescimento, utilizando seus recursos e produtos, quer seja como auxílio para o dia a dia na prática e no cuidado direto ao paciente, quer seja na realização de pesquisas, quer no ensino, como um instrumento a mais para estimular alunos e pacientes, na busca de informações com qualidade. A curiosidade pelo novo instrumento que começava a fazer parte da gama de utensílios usados na saúde, ajudou na superação do medo e fez com que profissionais de saúde entendessem que a informática tinha vindo para ficar e que teria que ser dominada. Cursos começaram a ser preparados, congressos, eventos, e outros, de tal sorte que hoje encontramos uma área bastante definida, atuante, que muitas vezes nos ajuda a melhorar redesenhar a prática do cuidado, garantindo qualidade e segurança a provedores e recipientes no atendimento.
Portanto, com o evoluir das pesquisas e com o grande número de enfermeiros que resolveram se dedicar a esta área de atuação, temos um maior e melhor entendimento de informática em saúde e em enfermagem. Entendemos que o hardware e o software são meros meios para capturar, transferir, transformar o dado em informação com o objetivo de facilitar o desempenho, auxiliando a promover o melhor cuidado possível ao paciente/cliente.
Por outro lado, vale enfatizar que no enfoque enfermagem arte, podemos ter mais segurança em dizer que nada, nem nenhuma máquina será capaz de substituir a capacidade humana de oferecer um sorriso, um toque, um olhar de carinho,... Portanto, se isto é comportamento exclusivamente humano e não pode ser substituído, deve ser uma atitude inteligente, enfatizar e fortalecer comportamento, usando a tecnologia para atingir melhores níveis de resultado de nossas ações puramente humanas.
Isto tem sido muito defendido; muito se houve falar em cuidado holístico, enfermagem humanizada e outros tanto chavões, como se a forma de cuidar do indivíduo fosse diferente para prestar cuidado a um indivíduo de forma não humana. Chegamos a tal ponto nos relacionamentos que agora é preciso defender posturas humanas , como se isto pudesse ser diferente.
Olhando de outra forma este cenário, temos a certeza de que a tecnologia serve para expandir o nosso conhecimento e o entendimento de como as pessoas buscam informação, seja qual for.
Em termos gerais sabemos que os computadores têm a função de prover informação em tempo real, para a melhoria do fluxo de trabalho, do desempenho profissional e da qualidade do atendimento. Então, não se trata de temer, mas de sim dominar e saber como usarmos computadores para tarefas exclusivas da enfermagem, fortalecendo assim, o corpo do conhecimento desta profissão de acordo com as tendências atuais.
Autores: Heimar de Fátima Marin, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário